Curso gratuito de Cuidador de Idosos: Saiba mais - Mi Notícias
Carregando... Aguarde por favor.
CursosCursos mais procurados

Curso gratuito de Cuidador de Idosos: Saiba mais

O curso de Cuidador de Idoso é gratuito e online, tendo como objetivo capacitar pessoas para exercerem funções de cuidador seja em domicílios, instituições de longa permanência, hospitais, centros de referências, entre outras modalidades de atenção ao idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função.

Anúncios

A função do cuidador de idosos é ajudar nas necessidades básicas do indivíduo cuidado, como : higiene, alimentação, companhia e remédios. Além disso, deverá dar banho, trocar fralda, trocar roupa, ajudar nos momentos de alimentação, auxiliar com os remédios, fazer companhia, entre outras atividades.

O trabalho de um cuidador é proporcionar o bem estar a alguém que necessita de atenção especial. Apesar da profissão seja muito gratificante, existem momentos em que o estresse, o cansaço, a frustração, a irritação e o nervosismo podem surgir, porém isso acontece para todas as profissões que escolhermos. No entanto, quando se escolhe ser um cuidador de idosos, é essencial ter uma formação e treinamento para para impedir que os sentimentos negativos atrapalhem o trabalho e prejudiquem a saúde de quem estamos cuidando.

Carga horária de trabalho e salário

Não existe uma carga horária definida para o trabalho do cuidador de idosos, até porque cada paciente idoso e família tem suas necessidades diferentes que irão exigir tempo de cuidados distintos. Porém na maioria dos casos, o cuidador trabalha entre 6 e 12 horas diárias, com turnos de descanso de 12 a 36 horas.

De acordo com o site Vagas, quem trabalha como cuidador de idosos ganha em média um salário de R$ 1.420,00. Contudo, o salário do profissional pode chegar a mais de R$ 2.000,00 dependendo muito da região, formação e experiência do profissional.

Mercado de trabalho do cuidador de idosos

A demanda por cuidadores de idosos já é grande em todo o país e deve crescer ainda mais no decorrer dos próximos anos. Isso vai ocorrer porque, de acordo com estudos do IBGE, a população idosa no Brasil continuará a aumentar e deve triplicar até 2050, chegando a 63 milhões de pessoas

Com a recente aprovação no Congresso Nacional do projeto de lei que regulamentou e formalizou a profissão é outro fator que deve impulsionar ainda mais esse mercado. Com isso, irá trazer mais estabilidade e segurança para o cuidador, garantindo direitos e benefícios, além de aumentar a confiança por parte das famílias.

Perfil de um cuidador de idosos

Além dos deveres éticos embasados na parte profissional, o cuidador de idosos deverá ter algumas qualidades que são essenciais, sendo eles: ser tolerante, paciente, observador e responsável, além de estar motivado e ter bom senso e apresentação.
 

Se identificou com esse curso e quer saber mais sobre?

Clique no botão abaixo e acesse o passo a passo para você saber como se inscrever.

Você permanecerá no mesmo site