Curso gratuito de Agente de Saúde Profissional: Saiba mais - Mi Notícias
Carregando... Aguarde por favor.

Postagens recentes

Cursos

Curso gratuito de Agente de Saúde Profissional: Saiba mais

O curso gratuito de Agente Comunitário de Saúde, é uma área que na qual se responsabiliza por realizar o acompanhamento dos tratamentos, queixas relacionadas a doenças, informando sobre a importância de cuidados para deter pandemias, epidemias, endemias e surtos.

Anúncios

O profissional atua de acordo com o que é estabelecido pela política dos níveis básicos de atenção à saúde e prevenção de doenças. O Agente de Saúde é contratado para atuar em unidades de atendimento de saúde pública, localizadas em bairros da cidade.

É essencial em dizer que o profissional dessa área é muito importante para garantir a qualidade de vida, apoiar famílias que possuem condições sociais vulneráveis e atuar no relato de referências importantes para o controle de doenças, entre outras funções.

O que faz um agente comunitário de saúde?

O profissional de Agente de Saúde comunitário atua como intermediador no contato do governo com a comunidade em relação aos programas de saúde oferecidos gratuitamente. Além disso, promove a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis socialmente, fazendo o controle e notificação de doenças, informa sobre campanhas de vacinação, promove a saúde das mulheres e realiza a prevenção de doenças, entre outras atividades.

De acordo com a Lei 13.595, promulgada em 2018 e que expõe diretrizes do trabalho do Agente Comunitário de Saúde poderá atuar com diversos grupos populacionais. Sendo uma dessas possibilidades de atuação do profissional é a realização de visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento. As atividades do profissional contém 5 possibilidades de atuação:

  • utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural;
  • detalhamento das visitas feitas em domiciliares, com coleta e registro de dados relativos a suas atribuições, com intuito exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde;
  • a mobilização da comunidade e o estímulo à participação nas políticas públicas direcionadas para as áreas de saúde e socioeducacional;
  • realização de visitas regulares domiciliares e periódicas para acolhimento e acompanhamento
  • o acompanhamento de restrições de programas sociais, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Segundo a Portaria nº 2435, promove uma revisão das diretrizes para a organização da Atenção Básica, envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS), recomenda-se a cobertura de 100% da população com a numeração máxima de 750 pessoas por ACS, em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social.

Sobre a possibilidade de atuação, há obrigatoriedade de carga horária de 40 horas semanais ao agente comunitário e demais integrantes.

Como é o mercado de trabalho e salário do Agente Comunitário de Saúde?

Apesar de ser um mercado mais limitado, a grande maioria dos municípios brasileiros possuem agentes comunitários de saúde, que no qual o profissional é ligado ao SUS. Conforme o portal Vagas, o salário do profissional dessa área ganha em média R$ 1.405.

Como se inscrever no curso grátis?

Se interessou pela profissão de Agente Comunitário e deseja se aprofundar mais no assunto? Separamos para você um passo a passo ensinando como se cadastrar na plataforma e ter acesso ao curso gratuitamente. Para ter acesso, basta clicar aqui no botão abaixo.

Você permanecerá no mesmo site