in

7 boas posturas para você e seu bebê durante a gravidez


Diz estudo que dor nas costas é a queixa mais comum de mulheres grávidas. Aproximadamente 50% das gestantes sentem leve desconforto ou dor nas costas. As razões para isso são o alto índice de massa corporal e postura anormal. É por isso que especialistas recomendam certas posições que podem facilitar a vida de uma mulher grávida.

Sendo assim, encontramos algumas posturas que podem ajudá-las a minimizar o risco de dor nas costas. Veja abaixo:

1. Mantenha a cabeça erguida e o estômago para dentro enquanto estiver em pé

Para manter a postura certa, é importante tomar a posição certa primeiro. Não incline a cabeça para frente, para trás, para baixo ou para os lados. Seus lóbulos de ouvido devem estar alinhados com o meio de seus ombros.

Puxe seu estômago para dentro e para cima. Os arcos dos seus pés devem ser suportados com sapatos de salto baixo, mas não completamente planos. É importante evitar ficar de pé por muito tempo na mesma posição.

2. Deite-se do lado esquerdo

Segundo especialistas, a melhor posição de sono durante a gravidez é chamada de “SOS”. Significa “dormir de lado”. É ainda melhor se você dormir do lado esquerdo porque aumentará a quantidade de sangue e nutrientes que atingem a placenta.

Além disso, é recomendável manter os joelhos dobrados e colocar um travesseiro entre as pernas. Esta posição ajudará a aliviar qualquer estresse que suas costas possam sentir. Dormir de costas pode ficar bem para o primeiro trimestre, mas depois disso, é melhor evitá-lo.

3. Sente-se de frente nas costas de uma cadeira de jantar

Existem algumas recomendações que podem ajudar as gestantes a se sentirem melhor enquanto sentam. Tente evitar sentar na mesma posição por mais de 30 minutos. Vire uma cadeira para que você esteja de frente para as costas.

Sente-se na cadeira e incline-se para a parte de trás da cadeira. Apoie-se com almofadas, se necessário. Suas costas devem ser arqueadas. Se você se sentar em uma cadeira que rola e gira, não torça na cintura enquanto estiver sentado. É melhor se você virar todo o seu corpo.

4. Apoie o pé em uma caixa, fezes ou contador

Ninguém cancelou os deveres domésticos, mas pode ser difícil ficar em pé por um longo tempo enquanto se lava os pratos, por exemplo. Para tornar sua posição mais confortável, apoie um de seus pés em uma caixa ou um banquinho. No caso de lavar pratos, você pode abrir o armário sob a pia e descansar um pé na borda. Não se esqueça de mudar essa posição e suas pernas a cada 20 ou 30 minutos.

5. Use uma almofada firme debaixo da parte inferior das costas

Enquanto estiver sentada em um sofá, coloque uma almofada firme sob sua parte inferior e lombar. Esse apoio pode ajudá-la a sentar mais ereta.

Lembre-se que não importa o tipo de assento que você escolher, mantenha sua barriga mais baixa que sua coluna. Além disso, seus joelhos devem ser mais baixos que seus quadris.

6. Tome a posição certa no banheiro

Prisão de ventre é muito comum durante a gravidez, então você pode precisar de uma postura mais confortável para facilitar o processo.

Use um pequeno passo ou um ferramenta sob os pés. Incline-se para a frente e coloque os cotovelos de joelhos. Suas costas devem ser retas sem arcos.

Não segure a respiração, mas respire fundo por uma respiração longa, lenta e profunda pela boca para que possa ajudar seus músculos a relaxar.

7. Aliviar a dor nas costas durante a gravidez

O alongamento da parede é uma boa postura para fortalecer e afrouxar os músculos da parte superior das costas durante a gravidez.

Incline-se contra uma parede um travesseiro firme ou toalha enrolada. Seus pés devem estar separados da largura do ombro e cerca de 30 cm da parede.

Incline o queixo para baixo e respire. Agora comece a empurrar seus ombros com o pescoço e a cabeça contra a parede. Segure por 5 contagens e respire. Relaxe.

A dobra corporal é outra postura de alívio e ajuda a fortalecer seus músculos das nádegas e costas.

Fique com as pernas na largura dos ombros e separadas. Coloque as mãos nas coxas superiores e dobre ligeiramente os joelhos. Incline-se lentamente para a frente nos quadris. Empurre seus quadris para trás e mantenha os ombros para cima.

Certifique-se de que suas costas estão retas. Você vai sentir um estiramento em suas coxas superiores. Você também sentirá seus músculos traseiros segurando você em posição. Segure por 5 segundos, depois endireite-se e repita até se aliviar.