9 doenças que seu corpo avisa com sintomas na boca

É importante saber quais são os sintomas de várias doenças, para que você tenha uma ideia de quando deve consultar o seu médico. Você sabia que várias doenças se manifestam por lesões orais? Veja quais são essas doenças para ficar alerta se notar esses sintomas em seu corpo ou em alguém de sua família.

1. Sarampo

O sarampo é uma doença viral conhecida por apresentar sintomas de manchas vermelhas no corpo. Essas manchas podem aparecer até na boca, que neste caso são lesões esbranquiçadas, como o sapinho. Além das manchas, o sarampo causa sintomas semelhantes aos da gripe, febre, dores no corpo, conjuntivite, infecção no ouvido, diarreia, pneumonia e até mesmo danos cerebrais, se não for tratada adequadamente.

2. Síndrome de Sjogren

É uma doença reumática e autoimune, mas sua causa ainda não é conhecida. Os sintomas que causa na boca são uma sensação de secura na boca com pouca produção de saliva. Além disso, a doença também causa olhos secos, falta de lágrimas e paladar, mau hálito, dor ao comer ou engolir, cáries dentárias e pedras (seixos) nas glândulas salivares.

+  'Povo brasileiro não será cobaia', diz Bolsonaro sobre CoronaVac

3. Candidíase

A candidíase é uma doença causada por fungos semelhantes à Candida que podem ocorrer desde bebês até idosos e em várias partes do corpo. Você ouve mais sobre a candidíase vaginal que volta em muitas mulheres. Mas também há candidíase do pênis, pele, esôfago e cavidade oral.

Na candidíase oral, os sintomas são lesões esbranquiçadas na parte interna das bochechas e palato, queimação e sensação de algodão na boca e paladar reduzido.

4. Sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela perigosa bactéria Treponema Pallidum. A doença se manifesta por vários sintomas, inclusive na boca, com lesões ulcerativas ou placas nas membranas mucosas. Mas este é apenas um dos poucos sintomas que aparecem em todas as fases da doença. Se não for tratada, pode levar à morte porque é grave.

+  5 estratégias da Universidade de Harvard para melhorar a vida sexual

5. AIDS

A AIDS também é uma doença sexualmente transmissível, e um de seus sintomas são lesões brancas na língua e nas membranas mucosas. No passado, costumava-se suspeitar quando um paciente ia ao dentista por causa de uma infecção oral.

6 Cirrose do fígado

A cirrose hepática é uma doença hepática muito grave, pois destrói o órgão. Portanto, são vários os sintomas que ela causa, como náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo e edema corporal. Na boca, pode alterar a cor das mucosas para amarelada ou esverdeada.

7. Bulimia Bulimia

nervosa é um transtorno alimentar em que a pessoa se alimenta e, logo em seguida, sente vontade de vomitar por medo de ganhar peso e por sentir-se culpada por comer. No entanto, o vômito constante coloca o ácido do estômago em contato com os dentes, causando a perimólise, que é a destruição do esmalte e da dentina que formam a estrutura rígida dos dentes. Além disso, também pode causar úlceras na boca e inchaço das glândulas salivares.

+  Maioria no STF vota por medidas restritivas para quem não se vacinar contra Covid-19

8. Leucemia

A leucemia é um câncer do sangue que pode causar sintomas como sangramento nas gengivas e nariz, manchas roxas na pele, infecções por falta de glóbulos brancos, febre, anemia, fadiga, falta de ar e suores noturnos.

9. Diabetes mellitus

O diabetes é uma doença perigosa, principalmente por causa de seus efeitos colaterais. Como essa condição torna a cicatrização difícil, uma simples visita ao dentista pode causar inflamação e infecções na boca por um longo tempo.


PRÓXIMO ARTIGO →

Deixe um comentário