As 5 previsões de Stephen Hawking que já poderiam estar sendo cumpridas

Stephen Hawking é uma das figuras científicas bastante conhecida em nossa cultura popular. Sua imagem é um símbolo da astrofísica, mas também de auto aperfeiçoamento, já que, durante a maior parte de sua vida, ele lutou ferozmente contra uma doença mortal: esclerose lateral amiotrófica.

Stephen foi uma das eminências na investigação de buracos negros, mas o gênio não se limitava apenas à física teórica e sempre que podia, também dava sua opinião sobre nossa sociedade; onde estávamos e para onde iríamos.

Ele nos deixa há mais de dois anos, mas suas palavras ainda estão muito presentes. Hoje, com tudo o que está acontecendo no nível de saúde, elas fazem mais sentido do que nunca.

Seguindo essa linha de pensamento, vamos rever 5 das previsões de Hawking deixou para a humanidade e que de certa forma, estão no caminho certo para serem cumpridas.

+  Homem se casa com duas mulheres; "As meninas se curtem"

1 – Adeus à Terra

Hawking sempre foi a favor de começarmos a encontrar espaço em outros planetas, como ele previu que este gigante azul logo se tornaria “obsoleto” por causa de nós mesmos. O cientista foi afiado sobre suas previsões: a qualquer momento ele passaria algum cataclismo, natural ou artificial, que acabaria com a possibilidade de continuar na Terra.

Ele falou que alguns “imprevistos” provavelmente ocorreriam, como o impacto de um asteroide ou mudanças climáticas drásticas, mas a expansão de um patógeno mortal também foi contemplada em suas previsões.

O cientista pensou que se não estivéssemos procurando outro planeta para ‘adiar’ nossa espécie teríamos os dias contados.

2 – Evolução da inteligência artificial

Hawking reconheceu ser admirado por tudo o que estava sendo alcançado com inteligência artificial, mas ele também estava preocupado com os perigos potenciais que ele disse que poderia implicar.

+  Este animal está intrigando pesquisadores pelo mundo, o que ele faz, vai te surpreender

“O desenvolvimento de inteligência artificial completa pode significar o fim da raça humana”, garantiu ele em 2014 em uma entrevista para a BBC. Seu maior medo a esse respeito é que essa inteligência tecnológica supere a inteligência humana se você já viu “Exterminador do Futuro”, você sabe o que queremos dizer.

3 – Mudança climática

O professor de física disse que o aquecimento global deve ser nossa preocupação mais imediata. Chegar ao “ponto sem retorno” é praticamente uma realidade e, por enquanto, os governantes dos diferentes países não parecem muito preocupados com isso.

“Estamos perto do ponto de virada onde o aquecimento global se torna irreversível. A ação de Trump poderia levar a Terra à beira do abismo, a se tornar Vênus, a uma temperatura de 250 graus, e chover ácido sulfúrico”, explicou à BBC após a retirada dos EUA do Acordo de Paris.

+  Artista desenha a versão real dos personagens da Pixar; resultado é incrível

4 – Alienígenas

Hawking não era muito favorável a tentar contatar alienígenas, pois acreditava que estávamos em perigo de ‘chamar o mau tempo’: “Se os alienígenas nos visitassem, o resultado seria como quando Colombo desembarcou na América, o que não deu certo para os nativos americanos”, disse ele.

5 – Modificação genética

O cientista acreditava que, nas próximas décadas, os avanços na engenharia genética permitiriam a criação do que ele classificou como “sobre-humano”: “uma raça de seres auto-projetados com uma biologia superior”.

Então, a partir da análise de ideias ou previsões de Stephen Hawking, você concordaria com ele? Deixe seu comentário.


PRÓXIMO ARTIGO →

Deixe um comentário