Curso gratuito de Socorrista: Saiba mais
Já se pegou numa situação em que alguém precisou de ajuda em um acidente e você não soube o que fazer? Isso é muito chato, né? Mas calma, não precisa mais passar por isso! Ao se matricular no curso de Socorrista, você vai aprender o básico para conseguir prestar os primeiros socorros em casos de acidentes ou emergências médicas.
O objetivo é manter a pessoa estável e evitar que a situação piore, até que a assistência profissional chegue. Os primeiros socorros são muito úteis para casos simples, como desmaios, queimaduras, cortes e outras condições de saúde. Então, não perca mais tempo e garanta o bem-estar das pessoas à sua volta!
A principal função de quem está fazendo o socorro é:
- Evitar hemorragias;
- Manter respiração;
- Impedir agravamento da lesão;
- Prevenir o estado de choque;
- Proteger áreas queimadas;
- Manter os ossos fraturados o mais próximo possível de sua posição normal;
- Transportar cuidadosamente o paciente;
- Manter a calma e o próprio controle, mas o controle de outras pessoas é igualmente importante;
- Prestar socorro com serenidade, compreensão, cautela, inspirando confiança;
- Agir até a sua técnica de atendimento e conhecimento;
- Saber avaliar seus limites físicos e de conhecimento, sempre visando o bem do paciente.
A prestação de atendimentos emergenciais é mega importante, sabia? Isso porque conhecimentos simples podem reduzir o sofrimento da pessoa, evitar futuras complicações e, em muitos casos, até salvar vidas! Mas olha só, tem que saber agir com cuidado nessas horas.
O primeiro passo é manter a calma e avaliar se a prestação de socorro não vai colocar o paciente em risco. E outra coisa importante: os primeiros socorros não substituem a importância de um médico, ok? Então, sempre que possível, é necessário buscar assistência profissional. Mas, de qualquer forma, saber como agir nessas situações é essencial para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas à nossa volta.
Onde o Socorrista pode atuar?
Após se inscrever e concluir o curso de socorrista, o profissional estará apto para atuar em diversos locais da área de saúde e emergência, como hospitais, centros de saúde, SAMU, empresas privadas de saúde e até mesmo órgãos governamentais, desde que seja aprovado em concurso público.
Existe a Portaria Nº 2018 do Ministério da Saúde que define as atribuições dos profissionais que atuam em urgência e emergência médica, inclusive sobre o atendimento pré-hospitalar e as situações mais comuns encontradas na área.
E sabe o que é legal? O curso de socorrista também é recomendado para atualização profissional de bombeiros, policiais, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde, porque ensina tudo sobre as condutas adequadas a serem tomadas em diferentes tipos de acidentes que exigem atendimento imediato.
Ficou interessado em fazer sua inscrição após ler esse artigo?
Que tal aproveitar essa grande oportunidade? Clique no botão abaixo e acesse o passo a passo que criamos ensinando a se inscrever no curso gratuito.
Você continuará no site