Carregando Notícia
CuriosidadesNotíciasSaúde

Jovem tem parte de seu crânio retirado após infecções por sinusite; bactérias conseguiram mover seu cérebro

A sinusite é uma doença que pode ser ocasionada por uma infecção de uma bactéria, ou, em menor escala

sinusite é uma doença que pode ser ocasionada por uma infecção de uma bactéria, ou, em menor escala, viral, e tem como característica uma inflamação das mucosas dos seios da face, local do crânio formado pelos ossos do nariz, maçãs do rosto e olhos. Mesmo sendo uma doença relativamente comum entre as pessoas, a patologia pode agravar para quadros mais sérios e gerar consequências como aconteceu com a americana Natasha Gunther.

PUBLICIDADE

A doença começou com a instrutora de artes marciais iniciando diversos quadros de sinusite ao longo dos últimos tempos. Segundo ela, em 2021, teve a experiência de 5 a 6 infecções. Com o quadro sendo visto de perto pelos profissionais de saúde, no final do ano seus pais a obrigaram a fazer uma tomografia computadorizada para examinar de onde vinha as infecções.

A princípio, antes de realizar os exames, a mulher foi submetida a um tratamento com antibióticos e pensou que ficaria boa. Porém, com o passar do tempo, seus sintomas só ficaram pior. Logo após a realização das consultas, no mesmo dia do mês de dezembro, a instrutora de artes marciais foi submetida a uma craniotomia, cirurgia que tira uma parte do crânio e deixa o cérebro exposto.

No procedimento, os doutores responsáveis pelo caso de Natasha descobriram uma quantidade gigantesca de bactérias vindo das infecções de sinusite na instrutora. De acordo com a moça, a massa de bactérias tinha o tamanho tão avantajado que conseguiu mover seu cérebro 9 milímetros para a direita.

Após realizar o procedimento, os profissionais envolvidos retiraram entre 12 e 14 centímetros do crânio de Natasha, que teve que ficar por mais 5 semanas no hospital e precisou realizar um novo procedimento cirúrgico. Segundo os médicos, a mulher teria morrido no período de uma semana se não tivesse se encaminhado ao hospital da maneira que fez. Hoje, Natasha espera por uma cirurgia para reconstruir parte do seu crânio enquanto faz fisioterapias para voltar as habilidades que perdeu.

Jovem morre em Curitiba por complicações da sinusite

Uma garota de apenas 17 anos morreu em Curitiba no ano de 2018 após complicações da sinusite, segundo divulgou a família da jovem na época.  Ermes Alves de Paula Junior começou a ter sinais da doença dias antes de falecer. De acordo com a mãe, Sônia Moura de Paula, ela nunca tinha tido qualquer tipo de infecção antes.