Quais cuidados tomar durante a votação deste domingo

Hoje com exceção de Macapá que devido o apagão que vem enfrentando a mais de uma semana as cidades de todo o país vão para as urnas escolher seus prefeitos e vereadores.

Mas devido estarmos enfrentando uma pandemia sem precedentes ainda visto durante um pleito eleitoral, muitos cogitam se é seguro sair para votar neste domingo. É bem verdade que abster-se é um direito de todo o cidadão em especial se não se sentir seguro para ir votar em meio a pandemia.

Mas vale lembrar que caso não comparece as urnas você deve justificar a ausência para evitar complicações legais e também pagar uma pequena multa que não chega a R$ 5.

+  Menina de 13 anos engravida de homem de 40 anos, e tem um final triste no parto

Mas no entanto Justiça Eleitoral adotou algumas medidas para prevenir que a população se exponha ao risco durante este pleito eleitoral, em especial para que os idosos possam votar em segurança.

A votação vai ficar aberta a partir das 7h para que idosos sejam os primeiros a serem atendidos, as urnas estarão livres exclusivamente para os idosos entre 7h e 10h deste domingo.

Os cuidados adotados são os mesmo para todas as pessoas, sendo de máxima importância que todos se certifiquem que estão realizando sua parte para garantir o controle da circulação e evitar aglomerações que possam contribuir para a proliferação da pandemia.

+  Neto é preso após agredir a avó no Leblon

Abaixo segue os cuidados básicos sugeridos pela Justiça Eleitoral e pelo Ministério da Saúde:

  • Se estiver com febre o gripado não sai de casa
  • Confira o local de votação
  • Use máscara o tempo todo
  • Leve sua caneta e não toque em objetos que estejam nas seções eleitorais
  • Evite contato com outra pessoas, evite por exemplo aperto de mão e abraços
  • Evite levar crianças aos locais de votação
  • Mantenha a distancia de no mínimo 1 metro das pessoas
  • Se possível digite o número na máquina de votação com a ponta de uma caneta
  • Lave as mãos e higienize com álcool gel, o álcool gel também será disponibilizado nas seções de votação
  • Lembre-se, use máscara o tempo todo!
+  Vídeo: Médico deixa coração de doador cair no chão após tropeçar

O pleito eleitoral é uma etapa importante da democracia brasileira, você tem direito ao voto direto e secreto, cada pessoa deve tomar sua decisão seja ela qual for com reponsabilidade na escolha de seus candidatos.

Para as cidades que tiverem o segundo turno, a próxima votação vai ocorrer no dia 29 de Novembro e valem as mesmas regras para que você possa votar em segurança.

Desejamos que você tenha um bom domingo de votação, #usemascara.


PRÓXIMO ARTIGO →

Deixe um comentário